Como consultar benefícios no INSS

Por: Maicon Alves / Publicação: 12 de agosto de 2021 / Atualização: 19 de agosto de 2021
Como consultar benefícios no INSS

Consultar o quê?

Antes de aprender como consultar, você precisa saber o que consultar. Eu sei, parece um trocadilho bobo, mas não é.

Você pode ter acesso a tudo o que é relacionado ao seu benefício pela internet, porém, cada caso tem um passo a passo específico, por isso é importante você saber diferenciá-los.

Por exemplo, se você já requereu um benefício e deseja saber como ele está no momento, o estágio atual, você precisa consultar o pedido do seu benefício.

Agora, se você já tem um benefício concedido e quer saber as informações dele, como a data de concessão, o valor inicial e a forma de cálculo utilizado, precisa consultar a carta de concessão.

Como são muitas informações, eu fiz um resumo de onde você as consegue e, nos próximos tópicos, eu explico o passo a passo de como você deve proceder.

  • Requerimentos: tem todos os pedidos de benefício feitos (concedidos, cancelados ou indeferido), inclusive pode consultar o andamento do último requerimento feito.
  • Processo Administrativo: contém todos os seus documentos apresentados ao INSS, assim como aqueles juntados pelo servidor público durante a análise do seu pedido. Ainda, tem a carta de concessão do benefício ou a decisão de indeferimento.
  • Carta de Concessão: é o documento que informa o número do benefício — conhecido como NB —, Renda Mensal Inicial (RMI), a Data de Entrada do Requerimento (DER), a Data de Início do Benefício (DIB) e a forma como o valor inicial do benefício foi calculada. Também consta onde você deve fazer o primeiro saque da mensalidade.
  • Decisão de Indeferimento: é o documento que contém as razões pelas quais o INSS entende que você não tem direito ao benefício solicitado.
  • Histórico de Créditos: consta todas as mensalidades concedidas (pagas, aguardando liberação de pagamento ou pagas), com os descontos feitos (imposto, financiamentos ou pensão alimentícia retida), data de liberação para saque e data do saque.
  • Lista de Benefícios: tem a lista com todos os benefícios (ativos e cessados), data de início de pagamento, data de cessação e valor do último pagamento feito.
  • Resultado de Benefício por Incapacidade: emite a carta de comunicação da decisão de benefício por incapacidade (concedendo ou negando), mas nesse caso, tem menos informações de uma carta de concessão.

Vamos ver a seguir como consultar cada uma dessas informações pelo Meu INSS.

Meu INSS

O Meu INSS é um sistema no qual é possível ter acesso a diversos serviços e informações da previdência social.

Você pode fazer quase tudo sozinho, inclusive fazer requerimentos, acompanhar o andamento e recorrer, por isso é a melhor forma de consultar benefícios no INSS.

Neste artigo, vamos utilizar esse sistema, por isso, o primeiro passo e se cadastrar, que é bem simples.

Se você precisar de ajuda nesta etapa, pode consultar um artigo que já escrevemos sobre esse assunto, inclusive apresentando outras funções que você pode ter acesso pelo Meu INSS.

Como consultar o andamento do pedido de benefício (requerimento)

Quando você faz alguma solicitação no INSS, por exemplo, uma aposentadoria, é aberto um requerimento no Meu INSS, no qual você pode consultar os documentos juntados por você e pelos servidores, bem como acompanhar o andamento.

É nesse requerimento que o servidor vai exigir a apresentação de documentos complementares, se for o caso, e juntar a decisão de indeferimento ou concessão do benefício.

Ao final, quando o seu pedido for julgado, você poderá baixa a cópia integral do processo, que poderá ser usada para fazer um recurso administrativo ou ingressar com uma ação judicial.

Para consultar o andamento do pedido de benefício, você deve seguir estes passos:

  • Logo após acessar o Meu INSS, clique em Agendamentos/Solicitações:

Janela inicial do Meu INSS
  • Na próxima página, aparecerá todos os pedidos já feitos, concluídos e em andamento:
Janela de requerimentos e agendamento do Meu INSS
  • No nosso exemplo, note que a pessoa requereu salário-maternidade, duas vezes pensão por morte e, por último, BPC da LOAS. Para consultar qualquer um deles, basta clicar sobre a lupa.
Janela de requerimento e agendamento do Meu INSS
  • Na sequência, vai aparecer as informações do pedido. Para ver o último andamento, basta rolar a página até em baixo. Lei todas as mensagens para ver se há algum comunicado solicitando algo, como este:
Janela exibindo uma exigência do INSS
  • Como nesse exemplo o pedido já foi julgado, vai estar habilitada a opção para baixar o processo, pode clicar sobre ela para vê-lo na integra.
Meu INSS exibindo botão de baixar o processo

Como consultar benefício INSS pelo CPF

Atualmente existem duas formas de consultar o andamento do benefício pelo CPF, pelo método explicado acima e ligando no número 135.

Pelo Meu INSS, é mais rápido e você terá acesso a mais informações.

Por ligação telefônica, costuma demorar, mas é uma opção muito utilizada também.

Após você conseguir atendimento por uma das operadoras no 135, serão solicitadas algumas dados pessoais para confirmar se você é realmente a pessoa que pediu o benefício.

Em seguida, você poderá solicitar ao atendente qual é o estágio atual do seu processo e se precisa apresentar algum documento.

A atendente vai te passar as informações necessárias e orientar sobre o que você deve fazer em seguida.

Como consultar os pagamentos do benefício

Consultar os pagamentos do benefício é essencial para saber exatamente quanto você está recebendo, se existem valores atrasados disponíveis para saque e quais são os descontos efetuados da mensalidade.

Por exemplo, é comum alguns bancos lançarem financiamentos em nome de segurados que nunca solicitaram esses valores.

Como algumas pessoas não tem o costume de olhar a conta bancária, não percebem que tem valor disponível para saque e muito menos que todos os meses a instituição financeira desconta parcela do benefício.

Situação bem desagradável, não acha?

Consultando os pagamentos o benefício, que é chamado no como Histórico de Créditos no INSS ou Extrato de Pagamento, você consegue ter acesso a essas informações, veja como fazer:

  • Logo após acessar o Meu INSS, clique na opção + Ver mais:
Janela inicial do Meu INSS
  • Clique no ícone do Extrato de Pagamento:
Meu INSS exibindo o botão de extrato de pagamentos.
  • No topo da página, você poderá escolher o período de consulta clicando no ícone do lápis a direita:
Meu INSS exibindo as opções para mudar a data do extrato de pagamento.
  • Em nosso exemplo, selecionamos o ano de 2018, quando o segurado recebeu benefício do INSS:
Meu INSS exibindo as opções para mudar a data do extrato de pagamento.
  • Vai aparecer os meses que foram lançados valores, o status (pago ou não), o valor, o nº do benefício e a previsão de quando seria pago os valores:
Meu INSS exibindo o extrato de pagamento
  • Para ter acesso a mais informações, você pode clicar sobre cada competência, no lado direito. Porém, a melhor opção é clicar em Baixar PDF, pois assim aparecerão os descontos.
Meu INSS exibindo o botão de download do extrato de pagamento.

Pronto, agora é só analisar o PDF com cuidado e ver os valores.

Como consultar o recurso no INSS

Após fazer um recurso, é essencial que você consulte o andamento para saber onde o seu processo está e em que estágio.

Como o recurso administrativo é avaliado por um órgão autônomo do INSS — o CRPS —, a consulta é realizada por outro site, porém você pode ter acesso a ele através do Meu INSS, inclusive ambos utilizam o mesmo login e senha, veja o passo a passo:

  • Após acessar o Meu INSS, clique na opção "+ Ver mais", para mostrar todas as opções disponíveis:
Janela inicial do Meu INSS
  • Em seguida, role a página para baixo e clique em "Recurso":
Meu INSS exibindo a opção de recurso
  • Agora, você deve clicar em "Consultar andamento":
Meu INSS exibindo a opção de consultar andamento do recurso
  • Você será redirecionado para um ambiente externo ao Meu INSS, clique em "Continuar:"
Meu INSS exibindo mensagem de que o usuário será direcionado a ambiente externo.
  • Você precisará fazer o login novamente, com os mesmos dados usados no Meu INSS:
Página de login no consulta de recursos
  • Vai aparecer a lista dos seus recursos já feitos, basta clicar em um deles para acompanhar:
Lista dos processos de recursos
  • Na próxima página, você deve ter atenção ao Histórico do Processo e Órgão Atual:
Informações do recurso feito

Como consultar a carta de concessão do INSS

Conforme sugere o próprio nome, a carta de concessão do INSS só é emitida quando um benefício é concedido.

Nela, você tem acesso ao Número do Benefício (NB), a Renda Mensal Inicial (RMI), a Data de Entrada do Requerimento (DER), a Data de Início do Benefício (DIB) e a forma como o valor inicial do benefício foi calculada.

  • Logo após acessar o Meu INSS, clique na opção + Ver mais:
Janela inicial do Meu INSS
  • Clique no ícone Carta de Concessão:
Meu INSS exibindo o ícone da carta de concessão.
  • Aparecerá uma lista com todos os benefícios já concedidos. Os números são em ordem crescente, ou seja, os menores são os mais antigos. Clique sobre aquele que você deseja consultar:
Lista dos benefícios já concedidos.
  • Aparecerá uma lista com todos os benefícios já concedidos. Os números são em ordem crescente, ou seja, os menores são os mais antigos. Clique sobre aquele que você deseja consultar:
Exemplo de carta de concessão.

Como consultar o indeferimento do INSS

Quando um benefício é negado, o servidor tem a obrigação de apresentar uma decisão com os motivos pelos quais acredita que você não tem direito à prestação solicitada.

É importante você consultar o indeferimento para saber quais foram as razões indicadas e, se for o caso, apresentar um recurso administrativo para reverter.

O passo a passo vai depender do tipo de benefício solicitado.

Se for aposentadoria, pensão por morte, BPC ou seguro defeso, você deve fazer a solicitação da cópia do processo administrativo, conforme explicado no início deste artigo, e olhar as últimas movimentação.

Vai ter um documento chamado de comunicação de decisão, parecido com este:

Exemplo de comunicação de decisão

Agora, se for um benefício por incapacidade (auxílio por incapacidade temporária, permanente ou auxílio-acidente), você deve seguir estes passos.

  • Logo após acessar o Meu INSS, clique na opção Resultado de Benefício por Incapacidade:
Janela inicial do Meu INSS
  • Aparecerá uma lista com todos os benefícios concedidos e indeferidos. Os números são em ordem crescente, ou seja, os menores são os mais antigos. Clique sobre aquele que você deseja consultar:
Lista de benefícios concedidos e indeferidos
  • Será feito automaticamente o download de um PDF com o nome resultado-de-perícia.pdf. Observe os motivos apresentados. Tem essa aparência:
Carta de comunicação da decisão

Como consultar lista de benefícios no INSS

Consultar a lista de benefícios no INSS é útil para saber quantos pedidos já foram feitos, quais foram concedidos e quais foram indeferidos, além de descobrir o Número de Benefício de cada um deles (NB).

Com essas informações, você pode pedir a revisão de um benefício mais antigo, caso seja verificado algum equívoco durante a análise, entre outras infinitas possibilidades.

  • Logo após acessar o Meu INSS, clique na opção + Ver mais:
Janela inicial do Meu INSS
  • Clique no ícone Meus Benefícios:
  • Aparecerá uma lista com todos os pedidos de benefícios já analisados. Os números são em ordem crescente, ou seja, os menores são os mais antigos.
  • Você pode consultar o Extrato de Pagamentos no caso de algum deles já tiver sido concedido ou baixar o PDF com essa lista. Clique em baixar PDF:
  • Será feito download automático de um arquivo chamado declaração-de-benefício.pdf dos benefícios já concedidos, com a data de início, data de cessação, último pagamento feito e outras informações úteis:

Conclusão

Você viu que há procedimentos diferentes para consultar benefício no INSS, a depender da informação que você procura.

Neste artigo, você viu os mais importantes e usados frequentemente no dia a dia, para não passar sufoco quando precisar.

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Maicon Alves, advogado previdenciário.
Maicon Alves
Sócio-fundador
Formado pela Universidade do Vale do Itajaí -Univali, foi homenageado com o prêmio mérito estudantil pelo destaque no aproveitamento acadêmico, na participação e realização de atividades técnico-científicas e nas vivências de valores e atitudes éticas durante a vida acadêmica. Fundador da Advocacia Alves, mantém um blog sobre Direito Previdenciário, além de publicar em diversos sites jurídicos. Integrante da Comissão de Direito Previdenciário Regime Geral da OAB/SC. Pós-graduando em Direito Previdenciário pela Universidade do Vale do Itajaí.

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