5 ótimos motivos para você contratar um planejamento previdenciário ainda hoje

O Planejamento Previdenciário é a expressão que está na moda quando se fala em aposentadoria e outros benefícios da previdência social. Se você não sabe se realmente precisa desse serviço, veja aqui 5 motivos que podem te ajudar nessa decisão.

Por: Maicon Alves / Publicação: 25 de fevereiro de 2021 / Atualização: 06 de janeiro de 2022

Quem nos acompanha a mais tempo já sabe que sempre falamos sobre a necessidade de mudança de um mau hábito brasileiro: o costume de “empurrar com a barriga” as responsabilidades.

Especialmente, destacamos a despreocupação da população com o futuro. Tem muita gente que acha que pagar a previdência é um desperdício de dinheiro.

Essas pessoas vivem em um mundo ilusório de que vão se dar muito bem na vida de alguma forma, de modo que dinheiro não lhes vai ser preocupação na velhice.

Eventualmente isso até pode se concretizar, mas não é a realidade para a maioria. Chega a velhice e a dor de cabeça de não cumprir com os requisitos de uma aposentadoria começa a tirar o sono.

Aí, nesses casos, pouco se pode fazer para mudar a situação.

Uma forma de resolver isso é por meio de um planejamento previdenciário, que pode ser contratado a qualquer tempo.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, veja a seguir quais são as vantagens e como ele pode agregar no seu futuro.

Primeiro, o que é planejamento previdenciário?

Planejamento previdenciário é um serviço de consultoria jurídica (portanto, somente um advogado pode fazê-lo profissionalmente), em que se estuda o histórico trabalhista e contributivo para:

  • Verificar se a sua família está protegida caso você venha a falecer e qual será o valor de uma pensão por morte;
  • Verificar se você está protegido caso não consiga trabalhar em razão de uma doença ou acidente;
  • Verificar quais serão os tipos de aposentadorias que você pode adquirir direito nos próximos anos ou que já tenha, mas ainda não sabe;
  • Simular o valor desses tipos de benefícios, inclusive projetar o valor, ou seja, saber quanto você ganhará de aposentadoria, auxílio-doença entre outros;
  • Verificar se há pendências que precisam ser resolvidas hoje para não causarem problemas maiores no futuro.

Com base nessas informações, o advogado vai propor algumas soluções ao cliente, como comprovar algum vínculo de trabalho informal, pagar contribuições em atraso, contratar um plano de previdência complementar ou até mesmo indicar começar a pagar o INSS, caso ainda não esteja contribuindo, orientando sobre a melhor alíquota, valor etc.

Além disso, essas proposições vão te ajudar a adiantar a aposentadoria e a receber o melhor valor possível, considerando as suas condições financeiras.

Ao final, depois de você receber um relatório minucioso com todos os cálculos e dados, é agendada uma consulta, que pode ser online no caso de um planejamento previdenciário online, na qual você poderá esclarecer todas as suas dúvidas e ainda será orientado sobre quais serão os próximos passos.

Ou seja, o planejamento previdenciário não é simples cálculos sobre a aposentadoria, é muito mais abrangente e completo.

Sabendo disso, veja a seguir alguns benefícios do planejamento que com certeza vão te ajudar a decidir pela contratação desse serviço.

1. Adianta a aposentadoria

A maioria da população já trabalhou informalmente, ou seja, sem contribuir. 

Se não é o seu caso, provavelmente você conhece ou conheceu alguém nessa condição.

Inicialmente, trabalhar dessa forma pode gerar um dinheiro a mais no final do mês, afinal, você não está pagando o imposto. Ocorre que quase todo mundo se arrepende dessa decisão no futuro, pois esse período pode ser fundamental para conseguir ou não uma aposentadoria.

Em um planejamento previdenciário, verifica-se meios de pagar o INSS atrasado desses períodos, no caso de um contribuinte individual (autônomo ou empresário), ou de comprovar o vínculo de trabalho (no caso de empregados, trabalhadores eventuais entre outros), tudo para adiantar a aposentadoria.

Isso significa que, se você conseguir incluir esses vínculos na sua contagem do tempo de contribuição, poderá se aposentar dois anos mais cedo.

Mas essa é apenas uma das formas de adiantar o benefício, existem outros meios em que sequer você precisará tirar dinheiro do bolso, veja algumas dessas possibilidades:

  • Tempo de contribuição em atividade especial;
  • Tempo de trabalho rural antes de 1991;
  • Trabalho como aluno aprendiz;
  • Serviço militar obrigatório;
  • Períodos de benefícios de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Por exemplo, se você trabalhou em atividades especiais (insalubres, perigosas ou penosas), você pode converter esse período em tempo de contribuição comum. 

Isso porque o “tempo especial” vale mais do que o comum.

Ou, ainda, se você trabalhou em atividade rural antes de 1991, você pode contá-lo como tempo de contribuição sem precisar pagar nada.

Assim, se você comprovar dez anos de trabalho rural, por exemplo, dos 8 aos 18 anos de idade, você conseguirá se aposentar 10 anos mais cedo.

Com um bom planejamento previdenciário, você certamente conseguirá adiantar a sua aposentadoria em alguns anos.

2. Você recebe o melhor valor de aposentadoria

Se você já andou pesquisando sobre a aposentadoria, certamente percebeu que existe muitos tipos de aposentadorias diferentes, cada uma com requisitos e forma de cálculo do valor do benefício diferente.

Pois saiba que você não está errado: calculamos que existem mais de 13 tipos de aposentadorias diferentes.

No meio desse universo de opções, é fácil você escolher aquele com uma renda mais baixa. 

Isso não acontece, contudo, com um planejamento da aposentadoria.

Isso porque, nesse serviço, são feitas simulações de todas as opções, para saber quanto você ganhará em cada uma delas.

Assim, você pode compará-las e escolher a melhor alternativa para o seu caso.

Mas não pense que aquela que você ganha mais é necessariamente a melhor. 

Outros fatores como 1) quanto tempo a mais você precisará esperar e 2) a complexidade para conseguir esse benefício podem ser decisivos para o seu processo.

O certo é que, com base em relatórios, números e orientações do melhor advogado previdenciário, você estará muito mais seguro da sua decisão.

3. Acelera o seu processo de aposentadoria

Existem algumas questões que um bom advogado sabe que são complexas.

E isso interfere diretamente no seu futuro.

Por exemplo, pode ser que você esteja com muita pressa em se aposentar e não possa se dar ao luxo de esperar.

Se for o seu caso, certamente você não gostará de pedir um benefício que pode se arrastar anos no Poder Judiciário, esperando uma decisão das cortes superiores.

Talvez seja melhor você ganhar um pouco menos para não se envolver com questões que certamente chegarão na justiça, o que adiará o seu benefício, como é o caso da necessidade de comprovação de um tempo especial.

Ou seja, a melhor opção sempre depende das suas necessidades e do seu contexto.

A maioria das pessoas espera uma resposta pronta e certa, no sentido de que determinado benefício é o melhor em todas as situações.

Mas a experiência revela que o melhor é aquilo que vai resolver os seus problemas. E só conseguir um benefício pode não ser suficiente para você.

Com uma boa conversa com um especialista que não está interessado em apenas aumentar o lucro do escritório, um planejamento de aposentadoria te viabiliza tomar uma decisão muito mais consciente das suas possibilidades.

4. Tranquilidade

Quanto mais próximo de se aposentar, maior é a expectativa para que dê tudo certo e você finalmente possa desfrutar do resultado de anos do seu trabalho árduo.

A aposentadoria é realmente uma recompensa por toda a sua dedicação no trabalho.

Agora, imagine que no seu processo surjam inúmeros obstáculos que te afastam de garantir o seu direito.

O sentimento negativo de talvez não conseguir a aposentadoria e a ansiedade vão te consumir aos poucos até o momento de você duvidar da possibilidade de conseguir o benefício.

Você não quer isso para a sua vida.

A realidade demonstra que 99% das pessoas têm algum problema previdenciário para ser resolvido.

Ou seja, de toda forma você precisará lidar com eles.

Mas isso não significa que você precisa deixar para cuidar disso somente às vésperas de completar os requisitos do benefício.

Pelo contrário, você pode trabalhar em cima deles ao longo da vida, isso é plenamente possível.

Com um bom planejamento previdenciário, você saberá exatamente quais são os principais pontos que deve ter atenção e resolvê-los imediatamente.

Assim, o seu processo de aposentadoria correrá sem maiores percalços, muito mais tranquilo e, portanto, muito mais fácil de conseguir o seu direito.

5. Melhora a sua responsabilidade

Quando passamos da adolescência para a vida adulta, vamos adquirindo mais responsabilidades até o momento de sermos totalmente independentes e responsáveis pelos nossos próprios atos.

E isso é extremamente necessário e importante.

O grande problema é que a maioria das pessoas deixam de ser cuidadosas e responsáveis com uma das fases mais importantes da vida: a velhice.

Se é empregado, pensa que tudo está resolvido porque, em tese, a empresa está pagando o INSS em dia.

Se é contribuinte individual, acha que está economizando dinheiro no fim do mês ao não contribuir.

Ou qualquer outra situação similar.

Pior é quando passa uma vida toda sem conferir os dados no INSS e só pensa em olhar quando quer se aposentar.

Com um planejamento previdenciário, isso não ocorre.

Por meio desse serviço, um bom advogado vai te orientar em todos os pontos que você deve ter atenção e de que forma eles influenciam no seu futuro.

Sabendo disso, é natural que você não seja enganado.

Por exemplo, se você soubesse das consequências nefastas no seu futuro, você nunca aceitaria receber salário “por fora” da folha de pagamento, pois o prejuízo em qualquer benefício da previdência social é muito maior.

Conhecedor dos seus direitos, você terá muito mais embasamento e fundamento para defender o que lhe é devido.

No fim das contas, o certo continua sendo certo, mesmo que ninguém faça. O errado continua sendo errado, mesmo que todos façam.

O que eu lhe desejo é o melhor benefício e a sabedoria para escolher o caminho justo a ser percorrido.

Para saber mais sobre a previdência social e se preparar para a futura aposentadoria, inscreva-se na newsletter Novo Rumo abaixo.

Maicon Alves, advogado previdenciário.
Maicon Alves
Sócio-fundador
Formado pela Universidade do Vale do Itajaí -Univali, foi homenageado com o prêmio mérito estudantil pelo destaque no aproveitamento acadêmico, na participação e realização de atividades técnico-científicas e nas vivências de valores e atitudes éticas durante a vida acadêmica. Fundador da Advocacia Alves, mantém um blog sobre Direito Previdenciário, além de publicar em diversos sites jurídicos. Integrante da Comissão de Direito Previdenciário Regime Geral da OAB/SC. Pós-graduando em Direito Previdenciário pela Universidade do Vale do Itajaí.

Novo Rumo

Por Maicon Alves
Quer receber conteúdos sensacionais como este para adiantar a sua aposentadoria ou melhorar o valor dela?
Cadastre-se na newsletter Novo Rumo. Os seus netos vão te agradecer eternamente por essa decisão!
Cadastre-se agora